sexta-feira, 16 de julho de 2010

VIVER FELIZ

A Filosofia apresenta vários caminhos para o ser humano; indica, aconselha ou orienta àquele que deseja ser feliz. Além da Psicanálise; além da psicoterapia; além da psicologia ou da psiquiatria, muito além está a Filosofia. Sua tarefa é desvendar os problemas escondidos, ou disfarçados, no íntimo do ser humano; olhando-o de forma integral e uníssona e indicando maneiras para uma existência plena de felicidade.

Todo ser humano é o gestor da sua existência; ele decide em “estar no mundo” ou “ser no mundo.”

Se uma pessoa não quiser se curar, nem mesmo a medicina, nos casos de doenças biológicas, será capaz de fazer milagres. Alguém que tenha quebrado uma perna haverá de querer ir ao médico para que a mesma seja engessada e conseqüentemente o processo de cura ter início. Mas àquele que negligencia sua própria saúde e ignora o que disso pode advir, por ser relapso, terá conseqüências nefastas em futuro próximo.

É da natureza humana o instinto de sobrevivência, procurar preservar a saúde faz parte desse instinto para manter o homem hígido biológica e psicologicamente.
A vida deve ser plenamente vivida e depende de cada um decidir como quer vive-la. Entretanto percalços interferem nessa plenitude; entender e saber contornar esses percalços faz parte do saber viver de cada um. Para tanto é necessário entender que existem casos em que se necessita da interferência de profissionais para contornar a contento alguns desses percalços, que podem ser problemas de saúde, portanto, atinentes à área médica ou problemas relacionados ao mal estar, por sua vez, ligados à área da filosofia.

A saúde pode ser abalada por doenças, mas nem todas as coisas que nos acontecem são doenças. Entender o que é doença e o que é, simplesmente, um mal estar vai determinar o grau de comprometimento que cada um tem para com sua própria vida. É por isso que ninguém poderá tomar para si as questões subjetivas do outro. Pode-se ter uma procuração para representar alguém, seja jurídica ou socialmente, mas nunca para decidir sobre questões existenciais.

Saber decidir sobre sua vida e não ser manipulado pelo outro é fundamental para o seu bem viver.

Portanto, se você quer ser feliz, decida-se!

quarta-feira, 14 de julho de 2010

HOMEM LOBO DO HOMEM

Quando Leibnitz declarou que o “homem é lobo do homem” parecia que o contexto para a frase era um só; passado algum tempo verifica-se que alem de atualíssima essa observação está presente em todas as ações humanas no mundo moderno. É incontestável que o desenvolvimento científico tem por princípio o próprio homem, mas é também inegável que as descobertas humanas invariavelmente são utilizadas para gerar dependência e subordinação de uns sobre outros.

O mito da neutralidade científica acabou bem antes da guerra fria entre as duas superpotências que equilibraram o mundo por algumas décadas. A ética científica perdeu espaço para o mercantilismo e suas descobertas não mais são fruto da pesquisa pura, ou básica; o cientista é hoje operário e tarefeiro a serviço do poder econômico e refém do poder político. O pesquisador trabalha por encomenda e nem mesmo o “fator acaso” escapa da manipulação orquestrada pelos detentores do capital.

Sabe-se que “doenças” são criadas e manipuladas para que possam render bons lucros com “medicamentos” paliativos; nada do que é desenvolvido nos laboratórios tem como finalidade a cura. Todo medicamento manipulado não foi criado para resolver a causa, e sim para maquiar o efeito de uma doença. Muitas dessas “doenças” modernas não passam de siglas forjadas para que mais um “remédio” seja colocado nas prateleiras das farmácias em busca do lucro fácil.

O homem continua lobo do homem!