terça-feira, 25 de setembro de 2012

FILOSOFIA

Quem gosta de Filosofia? parece-me que quase ninguém; assim como também nem ouviram dela falar. Nas escolas, no nível básico, ela não deixou saudades. Mas, por que? quem sabe por ter sido tão maltratada, tão mal comunicada; quiça os alunos tiveram informações precárias, sobre uma filosofia fragmentada ditadas de livros básicos. Houve um tempo que nem mesmo professores de filosofia existiam nas escolas brasileiras. Filosofia? qualquer um leciona!

Foto no Parthenon, em Atenas, Grécia. 
Copyright by Irapuan Teixeira


Essa precariedade da escola no Brasil fez amortecer, convenientemente, o impulso questionador que a Filosofia insuflaria no alunado.

E a escola atual? E a Filosofia hoje? continuam, convenientemente, amordaçadas. 

É por isso que quando encontro alguém interessado em estudar, não posso me conter em entusiasmá-lo cada vez mais a buscar o conhecimento filosófico, que certamente o despertará para querer saber, sempre, o porquê de todas as coisas.

O ensino da Filosofia deveria preceder qualquer curriculum escolar; se assim fosse, teríamos um povo mais questionador; com melhor conhecimento lógico e com ânsia de querer desocultar a verdade.

Isso, certamente, não seria conveniente àqueles que se instalam no poder e lá desejam permanecer sem serem incomodados.

A Filosofia incomoda, e muito!

P. S. Meus parabéns a Enfermeira Mônica Bif, e ao seu gosto pela Filosofia, que poderá ser constatado ao lermos o  Blog da Mônica  

2 comentários:

BIA disse...

Oi Professor!!!

Verdade, a FILOSOFIA não tem tido a prioridade que deveria no ensino, há muita coisa que poderia ser melhorado na educação. Falta mesmo ampliação do pensamento critico.
Bjs :)

Mônica Bif disse...

Obrigada pelas palavras Professor e pela menção em seu Blog. A Filosofia me ajudou muito a observar as coisas no mundo com uma visão mais aprofundada e ampla, a ver as diversas faces da realidade e entender melhor comportamentos e segmentos da sociedade. Como sou Enfermeira, creio ser de fundamental importância o conhecimento filosófico, afinal meu trabalho é cuidar das pessoas, e o ser humano é muito mais que um ser biológico, é um ser bio-psico-social, é muito complexo e necessita-se de um conhecimento aprofundado sobre ele para melhor entendê-lo e promover melhor atenção ao mesmo, principalmente quando ele mais precisa. Durante a minha formação acadêmica também tive muita influência da filosofia, sendo que o Curso Superior que eu fiz me ensinou a entender melhor o ser humano, como um todo indivisível e sua relação com o mundo e a sociedade. Parabéns seu Blog tb é muito interessante. Seguindo... Abraços!