quinta-feira, 21 de março de 2013

NÃO PENSO, LOGO, NÃO EXISTO

Apesar de toda minha resistência, curvei-me à tecnologia, passando a dedilhar uma IBM elétrica; foi assim que escrevi o primeiro livro, O SONHO ACABOU?, mistura de biografia e vivências de uma era musical. 

Transitávamos pelo final do ano de 1980 e John Lennon havia sido surpreendido pelo seu destino um dia após o meu aniversário. 

Não demorou muito a publicação de vários outros livros, e me recordo que em um desses a editora me cedeu um computador. Passei uma noite inteirinha aprendendo a usa-lo e três dias digitando aquele novo livro.

Quando conto isso as pessoas completam com um suspiro "haaaa, o tempo voa"! Não vôa... mas passa rápido, tão rápido que a letra "o" ficou careca sem o seu "chapeuzinho".

É o nosso trânsito existencial, percurso que fazemos construindo o mundo e ao mesmo tempo nos construindo no mundo.

Chegamos à era da internet! O mundo em nossas mãos!!! E a vida dos outros também.

Não é mais preciso ir às livrarias, podemos adquirir livros online; podemos dispensá-los também, se quisermos, substituindo-os pelos E-books. Ou nem mais precisamos dos livros! Temos o Facebook; o Google; o Orkut; o MSN, e isso e mais àquilo que a web nos proporciona. 

Para que então os livros se tenho a internet?

Basta acessarmos a parafernália online que teremos notícias, fofocas, receitas de bolo, dicionário, palpites (até os mais infelizes) e o mundo aos nossos pés.

Diziam-me que a leitura auxiliaria o desenvolvimento intelectual; ler seria um benefício à quem escreve; uma forma de evoluir culturalmente. Quem muito lê tem facilidade em escrever corretamente.

Pois, a internet desfez todos esses sonhos; os transformou em meras fantasias, quimeras de adolescência.

Tudo o que se precisa esta na internet!

Não irá demorar muito tempo para que tenhamos que solicitar permissão à Microsoft para que possamos pensar ou, quem sabe, permissão para recetar nossa mente, em busca de uma liberdade que um dia foi parte integrante de nosso Ser.

Qui non putat, est servo!

2 comentários:

Astrid Annabelle disse...

Sabe Irapuan, adoro ler livros!

Livros materializados no plano 3D... segurar os mesmos entre as minhas mãos, sentir a energia de quem criou a obra.
Não consigo ler na net... textos longos, nem pensar.

O prazer de ler um livro é imenso.
Beijos
Astrid Annabelle

Prof. Irapuan Teixeira disse...

Razão da sátira, Ma; sem dúvida o livro é insubstituível! Esse vale tudo na área da Educação brasileira esta acelerando mais ainda a burrice promissora que a internet está criando.