
Seminário, do latim Seminarium, significa exposição seguida de debates por
um grupo de estudo sobre temas específicos científicos ou culturais. No caso do Reiki esses debates não são da forma como o são os debates acadêmicos ou mesmo os religiosos, uma vez que o termo Seminários foi usado de início pela Igreja Católica e consistia em um local físico onde fosse possível a formação de padres, ministros e demais membros da Igreja. Mais tarde foi ampliado para o meio acadêmico, assim como o é ainda hoje.
Os cursos de Reiki têm uma característica bastante diversa daquela que objetivava a formação de padres e, hoje, dos debates acadêmicos; entretanto a forma utilizada para denomina-los é Seminários, pois incluem o ensino e a prática intelectual, além de uma reestruturação espiritual.
É em um desses Seminários que o futuro reikiano aprenderá a técnica de cura pela imposição das mãos, uma terapia complementar que vem sendo largamente utilizada no mundo moderno, depois da quebra de tabús que perdurou por muito tempo.
A imposição de mãos é um gesto sacramental muito antigo, mas comum hoje em dia, referido no Novo Testamento da Bíblia pela qual os apóstolos de Jesus Cristo e São Paulo ministravam curas e ordenavam os fieis como novos missionários, diáconos, presbíteros e bispos.
A terapia Reiki foi redescoberta no Japão por Mikao Usui, no início do Século XX, e introduzida nos Estados Unidos da América por volta de 1940, através da Sra. Howayo Takata, uma norte-americana de origem japonesa.
O Reiki pode ser utilizado também em animais, e nas plantas; assim como para energizar a Terra. Todo ser vivo pode receber a energia Prana, Cósmica, Divina.
Atua em animais pelos mesmos princípios que em seres
humanos. A terapia deixa o animal relaxado e dócil.
O Reiki atua em 4 aspectos de qualquer ser : o físico,
o emocional, o mental e o espiritual.
A Escola Tradicional de Reiki Mikao Usui, realizará, a partir desse fim de semana, os Seminários, dirigido à todas as pessoas que desejarem ser um curador, um agente de cura.
O Seminário de nível 1 terá como local o Sítio Monasterium e estão inscritos sete futuros Reikianos.