quarta-feira, 21 de agosto de 2019

EXÉRCITO BRASILEIRO


ARMAS...


...Quadros ou Serviços forma a grande divisão das especialidades dos militares do Exército Brasileiro. As "Armas" englobam os militares combatentes que, por excelência, é a atividade fim do militar. Os "Quadros" reúnem os militares de várias origens e os "Serviços" àqueles que tem atividades principalmente logísticas.

As "Armas" dividem-se em dois grupos: 1. Armas básicas: Infantaria e Cavalaria; 2. Armas de apoio ao combate: Artilharia, Engenharia e Comunicações. Todos esses militares são oriundos de duas grandes Escolas do Exército; a que forma Oficiais e a que forma Sargentos. 1. AMAN  Academia Militar das Agulhas Negras; para ingressar é necessário cursar, antes, uma outra Escola, a EsPCEx - Escola Preparatória de Cadetes do Exército que por sua vez só admite seus alunos por intermédio de concurso público. Na AMAN o cadete escolhe Arma, Quadro ou Serviço. 2. EsSA- Escola de Sargentos das Armas; forma Sargentos Combatentes nas "Armas" de: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações.

Os "Quadros" são: 1. QEM - Quadro de Engenheiros Militares, formados pelo IME - Instituto Militar de Engenharia; 2. QMB - Quadro de Material Bélico, formado pelos profissionais de manutenção, incluindo viaturas e carros de combate. Estes Militares são formados na AMAN e EsSA; 3. QCO - Quadro Complementar de Oficiais, onde reúne os profissionais já formados e possuidores de diploma de curso superior nas áreas de Administração, Direito, Informática, Letras, Comunicação Social, dentre outras. Para ingressar neste quadro o interessado devera cursar a Escola de Formação Complementar do Exército, sediada em Salvador-BA.

Os "Serviços" são: Intendência e Saúde e para ingresso os interessados terão que cursar Escolas Específicas do Exército.

Algumas dessas Escolas: 1. Escola de Saúde do Exército - EsSEx; 2. Escola de Sargentos de Logística – EsSLog; 3. Escola de Comunicações – EsCom; 4. Escola de Instrução Especializada – EsIE; 5. Centro de Instrução de Aviação do Exército– CIAVEx. Além do IME, da AMAN, da EsPECEx e outras.


Nenhum comentário: