Quem gosta de Filosofia? parece-me que quase ninguém; assim como também nem ouviram dela falar. Nas escolas, no nível básico, ela não deixou saudades. Mas, por que? quem sabe por ter sido tão maltratada, tão mal comunicada; quiça os alunos tiveram informações precárias, sobre uma filosofia fragmentada ditadas de livros básicos. Houve um tempo que nem mesmo professores de filosofia existiam nas escolas brasileiras. Filosofia? qualquer um leciona!
![]() |
Parthenon, Atenas, Grécia. Copyright by Irapuan Teixeira |
Essa precariedade da escola no Brasil fez amortecer, convenientemente, o impulso questionador que a Filosofia insuflaria no alunado.
E a escola atual? E a Filosofia hoje? continuam, convenientemente, amordaçadas.
É por isso que quando encontro alguém interessado em estudar, não posso me conter em entusiasmá-lo cada vez mais a buscar o conhecimento filosófico, que certamente o despertará para querer saber, sempre, o porquê de todas as coisas.
O ensino da Filosofia deveria preceder qualquer curriculum escolar; se assim fosse, teríamos um povo mais questionador; com melhor conhecimento lógico e com ânsia de querer desocultar a verdade.
Isso, certamente, não seria conveniente àqueles que se instalam no poder e lá desejam permanecer sem serem incomodados.
A Filosofia incomoda, e muito!
3 comentários:
Verdade, a FILOSOFIA não tem tido a prioridade que deveria no ensino, há muita coisa que poderia ser melhorado na educação. Falta mesmo ampliação do pensamento critico.
Bjs :)
Se você puder visite este blog:
http://morgannascimento.blogspot.com.br/
Obrigado pela atenção