quinta-feira, 27 de setembro de 2012

JESUS CRISTO


Uma preocupação desnecessária ronda o nome de Jesus Cristo: o casamento. De tempos em tempos surgem indagações sobre se Jesus era solteiro ou casado; e se Maria Madalena seria sua esposa. Solteiro ou casado, com Maria Madalena ou com quem quer que fosse nada mudaria a santidade e a missão de Jesus Cristo na terra. Entretanto, sensacionalistas e especuladores estão sempre prontos a espalhar boatos sobre a questão.

Nesta semana surgiu mais uma "prova" de que Jesus seria um homem casado, e com Maria Madalena. Um papiro do século IV, divulgado pela professora norte-americana Karen King, é o centro dessa polêmica que, entretanto, já foi refutado pelo Vaticano como documento falsificado.

A única coisa que pode ser lido no papiro é a frase em copta, a lingua dos antigos cristãos, "Jesus disse para eles. Minha esposa ...". 

Sinceramente, sempre tive simpatia por Maria Madalena! Creio em Jesus, o Cristo; mas me fascina também o Jesus histórico, o ser humano especial que viveu numa época em que as dificuldades de comunicação eram imensas e mesmo assim suas palavras ainda fazem eco, mesmo tendo passado mais de dois mil anos.

Se descobrirem algum documento antigo que prove que Jesus foi casado, com ou sem o aval do Vaticano, eu continuarei amando-O como Cristo e O admirando como Jesus.

NOTA: Jesus, também chamado de Jesus de Nazaré, é a figura central do cristianismo. Para a maioria dos cristãos Jesus é Cristo, a encarnação de Deus e o "Filho de Deus", que teria sido enviado ao mundo para salvar a humanidade. Acreditam que foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, mas muitos estudiosos acreditam que depois de morto, Jesus foi ao paraíso, pois foi o que Ele disse em Lucas 23:43 e ressuscitou no terceiro dia (na Páscoa). Para os adeptos do islamismo, Jesus é conhecido no idioma árabe como Isa (عيسى, transl. Īsā), Ibn Maryam ("Jesus, filho de Maria"). Os muçulmanos tratam-no como um grande profeta e aguardam seu retorno antes do Juízo Final. Alguns segmentos do judaísmo o consideram um profeta, outros um apóstata. Os quatro evangelhos canónicos são a principal fonte de informação sobre Jesus.
Embora tenha pregado apenas em regiões próximas de onde nasceu, a província romana da Judeia, sua influência difundiu-se enormemente ao longo dos séculos após a sua morte, ajudando a delinear o rumo da civilização ocidental.

3 comentários:

Astrid Annabelle disse...

Boa noite Ira!
Hoje coloquei em dia a leitura do seu blog...li todos os posts.

Linda a Mariana com sua casa na árvore, a homenagem bonita ao seu pai, a reflexão sobre a filosofia, as homenagens à terra pelo povo gaúcho que eu admiro muito.

Achei lindo o texto sobre "as madrugadas companheiras de poetas e existencialistas"...a melhor hora para meditar, pensar sentir...

E gostei dessa sua publicação especial sobre Jesus...
Eu sinto um amor grande por ele como Cristo e como ser humano que foi. Mas do meu jeito...é uma sensação forte que carrego comigo desde criança...uma sensação de: "eu conheço você, não sei de onde". E tudo que diz respeito à sua vida eu gosto de ler e saber.
Se foi casado ou não para mim não faz a menos diferença...
Assim como tenho como inspiração Maria, em todos os seus aspectos...
São meus Mestres preferidos.

O seu blog está mesmo bonito. Parabéns!
Beijos
Astrid Annabelle

Prof. Irapuan Teixeira disse...

Minha querida Mestra de Reiki, obrigado pelas palavras, pelos elogios e principalmente pelo seu carinho ao ler meus textos. Também acompanho o que escreves e sabes que as coincidências de pensamento não são coisas casuais. Namastê.

Astrid Annabelle disse...

*Ops...escrevi errado.."para mim não faz a MENOR diferença..."
Perdão.