quarta-feira, 17 de julho de 2013

ÁGAPE

Alguns talvez comentem que é fácil escrever sentado em berço esplêndido, mas desconhecem os caminhos que se trilham. Não é, tenha certeza, o pragmatismo do bem material que move meus sentimentos ou meus dedos em tecla de computador. Não é, creia-me, as concessões de um dia que reflorestaram meus anseios sociais ou a pavimentação da minha vida prática.

Não tenho as benesses concedidas aos antigos colegas, que, em igualdade, desempenharam as mesmas funções, mas que, depois, ao optarem pela merecida aposentaria tiverem o imerecido prêmio de perpetuarem-se como beneficiários de um ganho em que o estado é o mecenas.

A isso meus pulmões enchem-se de ar para expelir a verdade: não tenho esse usufruto maldito!

Estou livre dessas amarras imorais! Sou feliz, pois meu maior ganho é a própria felicidade e, essa, me possibilita muito mais que o ganho pecuniário sem honra; possibilita-me o ganho honrado através dos meios para consegui-lo em maior proporção e com plena ética. E, isso, todos poderiam conseguir, bastaria querer.

Lamento àqueles que se aproveitarem dos cochilos do sistema para deteriorar mais ainda as instituições, necessárias a todos nós; isso só atende às necessidades daqueles que desejam o caos para a nação.

Não mais medirei forças com essas ideias medíocres, pois delas quero estar distante. Livro-me, portanto, da fúria revanchista e da necessidade quase histérica de rebater àquelas das quais não concordo.

É, pois, chegada a hora do ágape, em que se vislumbre a possibilidade da confraternização universal, do bem, da felicidade, do amor incondicional.

À meus detratores e àqueles que se consideram inimigos, minha benção; não mais terão de mim senão amor. À meus amigos o convite: somem-se a outro exército; àquele em que a luta é pela paz e onde o sangue não é derramado.

l'amour vivant!

Um comentário:

BIA disse...

Oi Prof. Irapuan!!!

Estamos neste mundo para evoluir, crescer como seres humanos e certamente sua filosofia e aulas proporcionaram a muitos alunos um desenvolvimento melhor não só intelectualmente mas como cidadão.
Bjs :)