quarta-feira, 25 de março de 2015

OS SEIOS DA MARQUEZINE

O que tem dentro das cabecinhas "pensantes" de certa (o)s "artistas"? Pelo menos as manchetes do dia induzem-nos a pensar que o nada é um lugar oco, ausente de qualquer conteúdo, um espaço vazio, profundamente escuro em que não perpassa nem o ar. Um túnel aerodinâmico em que se dissipa o ar e qualquer outro componente externo deixando-o como em um vácuo. Pois, talvez, assim se comportem certas cabecinhas "pensantes" que se elevam ao topo do "sucesso" através, e simplesmente, pelo TER.

TER: aquilo que nos é externo; que não somos, só temos a posse; que se pode ostentar; que esta além do SER.

SER: o Eu verdadeiro e único; aquilo que é e não pode "não ser". O que se deveria dar valor maior.

Pois, então, vamos falar da vida dos outros. 

Forme ne exprime pas la beauté.
As cabecinhas tais, ostensivamente aplaudidas pelas manchetes do dia, conservam-se no topo dos "disse-que-me-disse" quando ostentam alguma coisa. Ou seja, o que lhes é externo. Invariavelmente, as mulheres das manchetes, procuram ostentar o corpo; e o ostentam. Muitas, apesar de não beneficiadas pela natureza, beneficiaram-se dos retoques e aformoseamentos da estética e, no mundo virtual, dos chamados photoshop. Senão vejamos: Bruna Marquezine, a ex-badalada do jogador, se mantém na mídia a qualquer momento quando mostra o detalhe da coxa ou belisca um raio de luz no sutiã (quando o usa); a mais recente deixou-o (não o sutiã) quase em desnudo. O sucesso é geral e a manchete de hoje foi: "Bruna Marquezine aposta em decote profundo para prestigiar evento de moda em São Paulo". 

Não poderia prestigiar o evento sem mostrar a beleza da natureza (embora essa beleza, no caso da moça, já esteja se desfazendo pelo (mau) uso)? 

Não, meus caros, é preciso frisson! É preciso que o "povo" se aliene em alguma coisa que não seja próximo aos neurônios superiores (existem os inferiores, não sabiam?). Pois, lá se postaram fotos e fotos da moça com os seios brincando de esconde-esconde numa blusa "voal" (porque o sutiã já voou). A natureza não foi assim tão criteriosa com a "bela" mas os retoques dos cremes e o photoshop foi; e como foi. Com a contribuição da famigerada mídia então... Sucesso!!! Ahhhh, não vamos esquecer o jogador, e seu topete.

Por que? Por que não darem o crédito àquilo que é mais importante? 

Por que? 

Bruna Marquezine é uma boa atriz desde criança. Sabe muito bem a arte da dramatização. Tem o perfil adequado para determinados personagens e sabe como poucas interpreta-los. Por que isto não se sobrepõe à sua estética? Que por sinal é aformoseada. 

Por que?

Claro que o talento é coisa temerosa; pensar nem se fala. Mas isto desde que o mundo se tornou mundo (e se tornou mundo quando alguém começou a ver o mundo). 

Então? 

O valor está no Ter e não no Ser? 

A resposta é: Infelizmente sim!

O corpo faz parte do Ter; aquilo que não é. Apenas se tem. Se tem por um precioso, curtíssimo e finito tempo existencial. Aformoseá-lo faz parte das "conquistas" tecnológicas buscadas pela mundo social. Nesse mundo vale mais a posse; aquilo que se tem e ostenta. Pouco vale o Ser; àquilo que se É; e enquanto É, não pode "não ser".

Não mais nos preocupamos com o mais importante no ser-humano; preocupamo-nos, e observamos, àquilo que o outro ostenta. Assim, também ostentamos, e preocupamo-nos em ostentar para o outro. É um mundo de fantasias!

Eu já vi, e ouvi, Marquezine interpretar, ainda quando criança, e o seu talento artístico é, certamente, muitíssimo mais importante que seus seios à mostra. Assim como outras atrizes têm também como mais importante a capacidade intelectual e artística e não, apenas, a estética e a insinuação sexy como apelo àqueles que vêm apenas com os olhos.
C'est fini!

Um comentário:

vanderlei disse...

Excelente artigo meu amigo.
Vanderlei Assis