quarta-feira, 8 de abril de 2015

INCÊNDIO EM ALEXANDRIA

Foto 01
Um dos maiores acervos do mundo, calculados em um milhão de documentos, foi destruído pelo fogo, possivelmente em um incêndio criminoso ou, na história mais amena, acidentalmente, num episódio que aponta Júlio Cesar (Caius ou Gaius Iulius Caesar ou IMP•C•IVLIVS•CÆSAR•DIVVS - 100 a.C./44 a.C.) como seu causador.

A Biblioteca de Alexandria abrigava documentos originários da Assíria, Grécia, Pérsia, Índia e de muitas outras civilizações; um acervo guardado por mais de cem pessoas que lá viviam em tempo integral para pesquisar, traduzir, copiar documentos, além de auxiliar também na tradução de aulas e conferências.

Foto 02
A foto 01 mostra a antiga Biblioteca de Alexandria e a foto 02 a biblioteca reconstruída em 2002. 

As fotos 03, 04, 05 e 06 mostram a catástrofe da minha Alexandria, queimada acidentalmente, sem a interferência de Júlio Cesar, e que destruiu uma história bibliográfica amealhada em longos anos, com um acervo de mais de 2 mil livros, revistas científicas, coleções raras como a Summae Theologiae de Sancti Thomae Aquinatis; coleção de Freud e Jung; todos os livros em Francês de Simone de Beavoir; minhas teses e dissertações datilografadas (no tempo da Remington e Olivetti); meus escritos para livros em andamento e os malditos, ou benditos, "Pen Drives" que continham minhas ilações e meus escritos não editados com formatação para livros, alguns reunindo teses iniciadas em 2002. O fogo destruiu obras de arte de diversos artistas, meus amigos, alguns já no mundo idílico dos céus, em que o valor sentimental certamente superou o desembolso feito. 

Uma única obra foi salva: o quadro "Ghost", do Artista Plástico Vanderlei Assis​, que adquiri em Brasília, em uma exposição no Congresso Nacional; agradeço o empenho do Sgt. Edson que, juntamento com os bombeiros, nada puderam fazem a não ser o rescaldo, mas buscar àquele quadro em meio às chamas foi um gesto no mínimo surpreendente. O nome do quadro talvez tenha alguma coisa relacionada à sua "salvação". 

Mas virou cinzas outros documentos e processos da vida parlamentar; títulos, quadros e certificados da vida acadêmica, entre os quais os certificados de conferências, palestras e seminários em que atuei na Europa e Estados Unidos; foram-se, também, fotos da vida acadêmica, parlamentar e estudantil e as fotos de recordação das "andanças" em quatro continentes desse mundão que Deus erigiu para os homens.

Minha Alexandria também ardeu no fogo acidental; sorte que sou brasileiro; não desisto nunca!
Foto 03

Foto 04

Foto 05

Foto 06



Foto 07
Assim é que, se alguns de meus ex-alunos (mesmo àqueles que já estão de barbas brancas); meus ex-auxiliares e assessores; meus ex-colegas, hoje todos amigos, tiverem fotos de nossos encontros acadêmicos na Ulbra, na UCS, na FADOM, na FCU, na SBC; na FAT e até na AWU; e outras fotos que marcaram uma trajetória de vida profissional, as estou aceitando, através de cópias; hoje mais facilitadas pelo processo eletrônico, o que já me possibilitou reaver alguma coisa como poderão ver na foto 07. 

3 comentários:

vanderlei disse...

Ira ,fico satisfeito pelo fato de você ter salvado a tela e, ao mesmo tempo, triste pelo acontecido;
Tenho algumas fotos do nosso período no congresso e da viagem, que juntos fizemos, representando o congresso na feira têxtil em Istambul. Interessa a você?
Abraços

Prof. Irapuan Teixeira disse...

Claro meu amigo Vanderlei, interesso-me pelas recordações fotográficas do Congresso, assim como as demais. Agradeço a gentileza de me enviares pelo e-mail.
Abraços.

BIA disse...

Oi Prof. Irapuan!

Nossaa! Que tristeza este incêndio... espero que consigas resgatar algumas coisas com seus amigos.
Obrigada por sua visita em meu blog! Fico feliz e honrada com suas palavras!
Tenha uma feliz semana! :)
Abraço