sexta-feira, 2 de agosto de 2019

LAMPIÃO NÃO MORREU...

...decapitado, como conta a história "oficial". Mentiras e mistérios cercam a morte de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, conhecido como o Rei do Cangaço.

Uma série de depoimentos contraditórios e informações incorretas, além do próprio Lampião que, ao deixar algumas cartas, parece que se divertia com os futuros leitores apresentando, pelo menos em uma de suas cartas, duas datas diferentes.

A morte e a decapitação do Rei do Cangaço, como contam os historiadores, está eivada de mentiras e a maior delas consta na própria foto das cabeças decapitadas onde afirmam estar a cabeça de Lampião e de Maria Bonita; mas, mesmo quem não conheceu pessoalmente os dois cangaceiros, não consegue encontrar seus rostos entre àquelas cabeças amontoadas como troféus.

Os historiadores, no mundo inteiro, relatam a história sempre com viés ideológico; eivada de subjetividades, criando um abismo entre o que aconteceu e o que é contado. Dentro desse abismo repousa a possibilidade da verdade, mas, o máximo que conseguiremos encontrar, será a verosimilhança.

Nenhum comentário: