sexta-feira, 3 de junho de 2011

ÁGUA

Tomei uma água "salobra", salgadinha, com sabor de coisa alguma; que maravilha! Isso chama-se evolução tecnológica. Dessalinizar a água do mar é um recurso desenvolvido pelos norte-americanos em alguns de seus estados para suprir a falta da água potável que eles desperdiçaram durante muito tempo.  Fizeram o que eu, alarmado, vejo acontecer no meu País sem que ninguém se espante. Lavam calçadas, carros, paredes das casas, puxam descargas para qualquer xixi, deixam escorrer a água nos mictório de bar; escovam os dentes enquanto a torneira fica jorrando; banhos demorados que servem para tirar a sujeira, o estresse, a mandinga, a dor no corpo e ainda por cima para lavar as cuecas, as calcinhas, as meias; sem contar que é uma delícia um banho quente ou morno para aliviar a tensão ou gelado para refrescar. Tudo isso com água potável! E se alguém se arriscar a dizer que essa fonte não é renovável, riem, riem; incrível!

Fico espantado ao ver uma mangueira nas mãos dos motoristas de fim de semana, zelosos pelo seu patrimônio, jorrando o líquido mais precioso da face da terra para lustrar lata e ferro. Pior, enquanto passam sabão ou coisa que o valha no veículo a água fica jorrando; quando secam, com flanelas fofas e limpinhas, não desligam a torneira. Valha-me Deus!

As zelosas donas de casa que lavam calçadas, paredes, muros; as crianças que tomam banho de mangueira; uma delicia! E a piscininha de plástico esvaziada todos os dias no verão; que maravilha!

Certamente não estamos "olhando" o futuro; mas, o futuro já começou!

Um comentário:

BIA disse...

Oi Prof. Irapuan!!!

Esta situação é uma triste realidade no nosso país... precisamos de uma evolução de mentalidade e educação. São poucos que possuem consciência, cultura e respeito à natureza.
Ótimo fim de semana!!!
Abraços
Bia