domingo, 23 de setembro de 2012

YOKO ONO CONTRA O HYDROFRACKING

Yoko Ono, apesar da idade, continua sendo ativista política; desde a época em que seduziu John com seus protestos e sua maneira excêntrica de ser, até hoje, continua sendo coerente em tudo o que faz. 

Numa aparição relâmpago na TV, desta vez com o filho Sean (veja vídeo abaixo), Yoko trouxe ao mundo uma preocupação que estava escondida do público: a extração de gás natural através de perfuração hidráulica. 

A perfuração de xisto de gás usa um alto volume de fraturamento hidráulico - conhecido como hydrofracking, ou fracking - e o processo usa milhões de litros de água tratada quimicamente para explodir e abrir depósitos de gás de xisto, ricos no subsolo. 

Para se fazer ouvir pelas autoridades e tentar abortar esse projeto Yoko conseguiu reunir grandes nomes da área artística, entre os quais, Paul McCartney, Ringo Star, Lady Gaga, Leonardo Di Caprio, Anne Hathaway, Uma Thurman, entre outros, e fundou a organização Artists Against Fracking, que condena a prática do hydrofracking.

O próximo passo da organização é tentar junto ao Governador Andrew Cuomo a proibição das perfurações e Yoko, juntamente com  Mark Ruffalo, que há muito tem sido uma voz sobre o assunto, já solicitaram reunião para discutir a questão.

Em carta enviada ao Governador Cuomo na segunda-feira, Ono e Lennon chamam o fracking  de "perigo para os nova-iorquinos". 

"Inevitavelmente, o processo leva à liberação de produtos químicos tóxicos - muitos dos quais são desconhecidos em nosso ar e água", eles escreveram; e acrescentam: "É uma ameaça direta à saúde pública e às famílias e comunidades."

 Ono disse que está confiante de que o governador os apoie.
 
"Eventualmente a lógica vai superar tudo", disse ela. "Lógica e amor." 


 

Um comentário:

BIA disse...

Oi Professor!!!

YOKO merece os parabéns por tudo o que faz, por ser uma ativista ferrenha pelos direitos humanos,por ter atitude de responsabilidade, conscientização e amor através de seus atos. Todo mundo quer viver em um mundo com menos poluição e violência. Tenho certeza que se LENNON estivesse vivo estaria ao lado dela nesta luta, não diria que YOKO seduziu LENNON mas que ele escolheu ela como mulher e companheira porque viu em YOKO todas as qualidades e características que ele possuía só encontrou a mulher que ao lado dele fez coisas maravilhosas na vida, arte, para a paz e a humanidade que continuam até hoje. Eram um casal que precisavam se unir, que foram feitos um para o outro, que nasceram um para o outro, a união perfeita de amor e ideais. Parabéns pelo excelente post!!!
Boa semana!!!
Bjs :)