sexta-feira, 17 de maio de 2013

LIVROS NO LIXO


Continua a anorexia literária no Brasil, quiça no mundo, infelizmente. As escolas não incentivam a leitura e a internet substitui o livro.

Os livros foram jogados no lixo!

Professores formados nessa geração pouco valor dão à leitura e são adeptos da lei do menor esforço, ou seja: tudo esta na internet, prontinho. Eles mesmos utilizam dessa ferramenta para seus discursos "miúdos" em sala de aula. 

Essa novidade, entretanto, é velha. Escrevi nos anos 70 um artigo com esse mesmo título: Anorexia Literária. De lá para cá tudo piorou.

O desenvolvimento tecnológico é de suma importância e não estou negando seu avanço, entretanto, o homem, não pode ser refém das máquinas e para que isso não aconteça é necessário exercitar o seu intelecto para aprender a pensar, e pensar por sí próprio.

Enganado pela facilidade da internet e pela venda de "verdades" pela televisão o homem de hoje facilmente será direcionado ao pensamento pronto e o aceitará sem questionar, o que já ocorre com tamanha facilidade, basta nos darmos conta do processo político e eleitoral que é desenvolvido em nosso país. Todos reclamam dos pollíticos mas, todos, sem exceção, votam nos mesmos políticos do qual reclamam.

Não existe consciência política e conseqüentemente toda a consciência possível será dissipada pela falta do exercício intelectual.

Ler é o exercício necessário e único para possibilitar uma consciência crítica; internet e televisão podem ser apenas meios auxiliares que não devem se sobrepor, e muito menos comandar, o pensamento humano.

Nenhum comentário: