quarta-feira, 14 de novembro de 2007

VENDA DE ILUSÃO

Exatamente no dia em que a CCJ do Senado aprova a continuidade de um imposto provisório, que na verdade já se tornou definitivo, engordando o cofre do governo; na semana em que ecoa o "cala a boca" determinado pelo Rei Juan Carlos ao ditador bolivariano que se (a)empossou definitivamente como presidente da Venezuela; numa época em que pode ser encontrada nas esquinas das grandes cidades pessoas catando lixo para se alimentar; num momento de crises no Brasil, desde as irresponsabilidades no setor de aviação até as falcatruas que permanecem na política; um dia após Olavo Calheiros ser inocentado na Comissão de Ética da Câmara com a pecha dada pelo relator de que "santo eu tenho certeza que não é", leio mais uma notícia que embora não pareça pertinente é muito boa para a reflexão crítica.

O Clube dos treze vai sugerir a divisão do título de 1987 entre o Sport e o Flamengo. Para tal foi organizada uma Assembléia para ser discutido o assunto; os presidentes da entidade viajarão desde suas cidades até ao Rio de Janeiro para resolverem o tal problema; outros virão para o debate que desde já se configura de máxima importância; alguns minimizaram o problema dizendo que o importante na discussão será decidir quem foi o campeão, se um ou se os dois clubes. Outras acreditam que a taça não é muito importante, o mais importante é decidir quem foi o campeão de 1987, ou decidirem por dois campeõs, porque a torcida do flamengo, naquele ano, comemorou vibrantemente a vitória do seu clube contra um outro adversário e portanto é de suma importâmcia hoje, 20 anos depois do espetáculo, declara-lo campeão, ou, também campeão.

Por todas essas besteiras que eu lí nos noticiários e que tentei repetir acima, meus leitores poderão achar que isso só pode ser brincadeira de mau gosto; mas não é!

As bestas vão mesmo gastar somas altíssimas para movimentar a tal assembléia, mais viagens, estadias e alimentação, para discutir quem será, ou serão, o campeão, ou campeões, de uma rodada que já foi definida há 20 anos atrás! Ademais, o campeão de 1987 foi o Sport, ganhou no campo de futebol; mas para fazer parte do clube dos treze aceitou dividir aquele título com o Flamango. Já começou a "mezenga" por aí, ou seja, para entrar no Clube dos Treze o Sport teve que pagar pedágio. Não foi por mérito e sim pelo ágio que aquela agremiação esportiva passou a fazer parte da entidade "máxima" do futebol.

Que importância tem agora quem foi o campeão de 1987? O que isso trará à valorosa torcida do Flamengo que já não tenha tido há 20 anos atrás? Será que voltarão ao estádio para comemorar a decisão do campeonato matuzalem?

Tenho certeza que muitos flamenguistas estão neste momento catando alimento nos lixos da cidade do Rio de Janeiro; outros deitados em berço esplendido contando suas moedas de ouro; alguns mais se preparando para viajar pois têm assuntos urgentes a tratar numa tal de assembleia que vai decidir quem foi o campeão de 1987 pela taça das sacanagens, que vendeu a ilusão para o Sport; que vendeu a ilusão para o Flamengo; que vende ilusão para o povo.

Certamente as riquíssimas e pomposas entidades do esporte brasileiro estarão reunidas a seguir para mais outras decisões de suma importância; devem discutir quais as próximas ilusões a serem vendidas e como as maracutaias serão feitas; e de tal forma que o povo grite nas arquibancadas enquanto as moedas tilintem em seus cofres.

Alguns leitores ainda acreditam que o povo está preocupado com as manchetes criadas pelos jornais a respeito da CCJ do Senado que vai continuar empalando a classe que trabalha com impostos maquiados de provisórios? que estará preocupado com a Comissão de Ética da Câmara que absolveu o deputado Olavo Calheiros? e a do Senado que vai discutir os processos que envolvem Renan?

Uma parte do povo está preocupada, sim, com o título do Flamengo, que pode chegar agora, depois de 20 anos; certamente milhões de pessoas ovacionarão o clube pela conquista do campeonato que não tinha sido conquistado em 1987.

A outra parte do povo está preocupada com o Sport, que vai dividir a taça com o seu rival do Rio; serão outros milhões de pessoas, essas, por sua vez, consoladas, pois embora tenham que cortar a taça ao meio já vinham usufruindo a participação no Clube dos Treze e só agora é que terão que "mear", como dizem os mineiros, a tal taça.

Será que vão cortá-la ao meio mesmo?

Bem, isso é uma importante discussão que deverá ser feita pelo Clube dos Treze em uma Assembléia no Rio de Janeiro e que certamente terá a presença das grandes autoridades do esporte espalhadas pelo Brasil.

De minha parte estou lisonjeado pois criei com o meu texto a interrogação sobre "mear" a taça; dividir; cortar ao meio. É um assunto de grande relevância e que deve ser tratado em foruns distintos. Creio até que isso deve ser motivo para uma CPI; não, para uma CPMI. Talvez seja caso para o STF. Enfim, antes tem que passar pela discussão no Clube dos Trezes; mas não invalida que os deputados colham assinaturas para CPIS; também é de bom alvitre o Senado criar a sua; não esqueçamos que um parlamentar pode recorrer ao STF....

Nenhum comentário: