domingo, 29 de maio de 2011

TRÂNSITO EXISTENCIAL

Tenho afirmado, em minhas conversas, que caminhamos em passos largos para alcançar o desconhecido. Alguns dizem "a vida passa rápido"! eu retruco, não! a vida é eterna, quem passa rápido são os passos apressados dessa nossa caminhada, desse nosso trânsito existencial.

Estamos em trânsito no mundo através da graça concedida pelo Criador e muitas vezes me parece que o homem não entendeu o significado da palavra trânsito. 

A existência de cada um de nós é uma pequena passagem pelo mundo; aproveitar essa passagem distribuindo a experiência do conhecimento, o amor incondicional e muito entusiasmo, alegria e felicidade deveria ser nossa intenção maior como seres racionais. Entretanto, vejo que os homens perderam a razão e avançam em direção ao caos, levando seus espíritos à angústia e despedindo-se do mundo sem ter cumprido sua missão.

Dos homens que conheci nesse meu trânsito existencial, muitos foram, e outros ainda são, essenciais ao mundo e, creio, é por isso que o Criador nunca nos deixa só.

Tardiamente eu soube que partiu para a vida eterna um desses homens: Edvino Aloisio Rabuske, meu professor de Epistemologia das Ciências Humanas e de Antropologia Filosófica. Com ele estudei no curso de Graduação e no curso de Mestrado. Serei sempre grato pela contribuição que esse mestre me concedeu.

Transcrevo abaixo algumas informações que recebi através dos Padres Capuchinhos sobre o falecimento do Padre, Professor, Doutor e, acima de tudo, homem essencial que foi neste mundo.

Registro
Pe. EDVINO ALOISIO RABUSKE, filho de João e Elisabetha Rabuske nasceu em Cerro Largo-RS a 1-11-1932, faleceu em São Pedro do Butiá-RS, no dia 3 de outubro, de complicações renais, poucos dias depois de sofrer uma cirurgia em Santa Rosa. Foi sepultado na jazigo da Família em São Pedro do Butiá-RS. Ordenado sacerdote jesuíta em 13 de dezembro de 1970, ingressando mais tarde no Clero da Arquidiocese de Porto Alegre. Como sacerdote exerceu atividades pastorais em diversas paróquias, destacando-se as paróquias Sagrada Família e Nossa Senhora do Líbano, de Porto Alegre. Era licenciado em Letras Clássicas pela UNISINOS (1956), em Filosofia pela UNISINOS (1958), em filosofia pela UFRGS (1961), em Teologia pelo Colégio Máximo Cristo Rei, de São Leopoldo (1966), Doutorado em Filosofia pela Ludwig Maximilians Universität-München, Alemanha, com a tese Geschichte und Wahrheit (História e Verdade). Considerado como um dos maiores filósofos do Estado, foi de importância decisiva na implantação do Curso de Pós-Graduação em Filosofia na PUCRS.

Informações pessoais
Atividades docentes: 1963-1980: Professor de Filosofia Antiga e Antropologia Filosófica – UNISINOS; 1979-1987: Professor de Antropologia Filosófica da Linguagem – FAFIMC; 1966-.2001: Professor de Ontologia, Antropologia Filosófica e Filosofia da Linguagem e Teologia na PUCRS; 1980-1985: Membro da Comissão de Pós-Graduação em Filosofia - IFCH, PUCRS; 1986-1988: Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Filosofia - IFCH, PUCRS. Orientador de 12 Dissertações de Mestrado, defendidas no Curso de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS. Produção científica (livros) – 1977: Wahrheit und Geschichite. München, Editora da Universidade. 1981: Antropologia Filosófica. Porto Alegre: EST. Da 2ª ed., em 1986, à 9ª, Petrópolis: Ed. Vozes. –1987: Epistemologia das Ciências Humanas. Caxias do Sul: EDUCS, 144p. – 1994: Filosofia da linguagem e religião. Porto Alegre: EDIPUCRS. – 1995: Imanência e Transcendência. Pelotas: UFPel. – 1995: Filosofia e Teologia: Irmãs Rivais. Porto Alegre: EVANGRAF. –. – Deixa para publicar: Filosofia e Teologia – Duas irmãs rivais. 


Pe. Edvino Aloisio Rabuske

Um comentário:

BIA disse...

Oi Prof. Irapuan!!!

Sábias palavras!!! Somente uma pessoa culta, com uma base sólida pode falar com tanta convicção e profundidade.
Uma ótima semana!!!
Um abraço
Bia