terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

VELHOS TEMPOS

Em 1966 minha geração andava sonhando; àqueles que gostavam da jovem guarda tinham o pensamento voltado para guitarras e o devaneio de brilhar nos palcos. Foi nos áureos anos 60 que conheci alguns músicos que, depois, fariam um certo sucesso; todos meus conterrâneos e alguns moradores do mesmo bairro. Assim é que lembro, com saudade, do conjunto "Os Brasas" e "Os Cleans". Eles venceram naquela época a corrida em direção a São Paulo, na tentativa de fazer sucesso. Eu, com meus outros amigos, menos competentes musicalmente, ficamos em Porto Alegre até o momento em que tivemos que optar por outra profissão; afinal a vida continua e não é possível viver sem a labuta, principalmente aqueles que tinham origem mais humilde. Eu, que ja trabalhava em rádio, dei continuidade à minha profissão e em 1968 decidi pela vida militar. Infelizmente, daqueles amigos, e conhecidos, ficou somente a lembrança. Dos Brasas, nosso último encontro foi em uma reunião dançante em que eles "animaram" a festa, no Clube Partenon; dos Cleans, a lembrança fica por conta de Miriam, irmã do Ney, que foi minha namoradinha, embora mais velha do que eu. 

Para matar a saudade, os clips que consegui do baú estão a seguir.

OS BRASAS - 1968 - Vivo a Sofrer:

 
OS BRASAS - grupo da Jovem Guarda, iniciaram com o nome de The Jetsons em Porto Alegre-RS onde apresentavam-se no Programa Parque Infantil de Waldemar Garcia; em 1967 vieram para São Paulo e foram contratados pela TV Excelsior Canal 9 atuaram nos Programas "Linha de Frente" dos Vips e "O Bom" de Eduardo Araújo. Neste mesmo ano ingressaram na Continental e gravaram alguns compactos e um LP em 1968, com destaque para "A Distância" que também saiu em compacto simples. A formação do grupo era a seguinte: Anires (Alemão) guitarra, Franco, contra-baixo, Luis Vagner, guitarra e Edinho (Edson Aymay) já falecido, era o baterista. Também fizeram parte da Banda Jovem do maestro Peruzzi. Participaram do Programa Jovem Guarda na TV Record.

OS CLEANS - 1968 - Chick-A-Boom:

OS CLEANS - conjunto gaúcho da Jovem Guarda.
Em 1966 o grupo venceu a fase regional do concurso Primeiro Encontro Nacional da Jovem Guarda e veio para a grande final realizada na Tv Record de São Paulo, ficando em segundo lugar. Na capital passaram a acompanhar vários artistas em shows e em seguida foram contratados pela Tv Excelsior - Canal 9 para atuarem no Programa O Bom, de Eduardo Araújo.
Em 1967 gravaram seu primeiro disco no selo Pauta.
"Os Cleans" foi um dos primeiros grupos do Sul a introduzir o vocal em suas apresentações e o pioneiro na utilização da guitarra com alavanca, entretanto, a trajetória em São Paulo foi realizada com dificuldades. A formação original: Zé Vasques, Ney, Carlos Roberto e Paulo no sax. Em seguida Tony Osanah, (dos Beat Boys) que ficou alguns meses. O conjunto sofreu várias alterações. Em 1968 teve início a formação mais duradoura indo até 1971: Zé, Vasques, Ney, Carlos Roberto e Lairton. Gravaram dois compactos na RCA Victor: "Chick-A-Boom" em 1968 e Nova Geração em 1969. Participaram dos programas: Almoço com as Estrelas, Astros do Disco e Jovem Guarda, entre outros. Acompanharam Hermes Aquino no IV FIC e também a cantora Laíz Marques em "Sala de Espera".

2 comentários:

Astrid Annabelle disse...

Olha que história bacana de se ouvir!!! Quer dizer que também atuou em rádio Ira?
A TV entrou em minha casa em 1965...e eu não tinha acesso a ela...rsssss
Esse tempo foi um tempo incrível!...lembro do primeiro conjunto "Os Brasas" e da música do segundo...
Tempo da Jovem Guarda...dos festivais...de tantas coisas..afinal o tempo da nossa juventude... Quantos instantes mágicos vivemos...e hoje aqui estamos revirando este baú riquíssimo!!!!
Muito bom lembrar desse tempo....
Beijos alegres.
Astrid Annabelle

Astrid Annabelle disse...

Estive por aqui muitas vezes...que bom que apareceu...
Descansou bem da longa viagem...fiquei feliz de sentir a sua presença.
Beijos Ira...
Astrid Annabelle