quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

REIKI VIA FACEBOOK

Escrevi no Facebook, há dois dias passados, uma observação à um reikiano que admiro, Swami Shankara, e agora resolvi torná-la pública neste meu Blog por conter afirmações que considero válidas e de importância aos que pretendem desenvolver e divulgar o Reiki.

Eis o texto daquela observação feita na pagina do grupo "Quantum Terapias Holísticas", anexada no Fascebook:

"Muitas pessoas fazem páginas no Facebook, assim como eu, como Shankara e tantos mais. Observei que a internet não é um espaço que se deva dar total credibilidade; que é um meio em que pessoas sem escrúpulos também agem; que a verdade é misturada com brincadeiras de mau gosto e com ideologias; que os meios de comunicação à utilizam como ferramenta de manipulação aos incautos.

"Portanto, quando falamos de Reiki, como Shankara o faz, assumimos nossa condição de reikianos publicamente e, para tanto, devemos conservar a seriedade que essa condição nos impõe. Misturar debates, opiniões, fotos e banalidades à nossa imagem, quando essa publicamente está associada ao Reiki, não é de bom alvitre, segundo minha constatação. Já vi (e li) reikianos "engalvinharem-se" em discussões intermináveis e banais ostentando a "pecha" de "mestres de reiki". Em um caso, que li e vi, pois na internet se lê e se vê (uma vez que imagens também são postadas) dois reikianos discutiam incessantemente sobre "quem sabe mais que quem".

"Lamentável!

"Faço parte de alguns grupos, como este, mas minha página no Facebook não me apresenta como reikiano, por conta de meus outros envolvimentos profissionais e políticos que não quero associar ao Reiki. E por que não quero? Por causa dos olhares externos. Hoje, em uma sociedade desarticulada, somos rotulados, misturados, "confundidos", por conta do senso comum; isto é pernicioso, mas é assim a sociedade brasileira.

"Tenho "guardada" uma página intitulada "Mestre de Reiki" há bastante tempo e não a publiquei por conta, talvez, de um cuidado excessivo.

"Esse é um dos motivos que admiro Shankara, ele se expôs e se apresenta como reikiano; e outro: suas publicações são seríssimas e seus cursos têm o cuidado de não se tornarem vulgarizados pelo rigor mínimo que ele impôs aos candidatos que se postulam à reikianos.

"Entretanto, outros, com a onda de que espalhar o Reiki é a grande maravilha do momento, o "vulgarizam" e o transformam em um conhecimento fácil, rápido, acessível, barato e que pode ser utilizado imediatamente gerando ganhos.

"Também lamentável!

"Homens sérios, que estudaram e divulgam o Reiki internacionalmente têm em seu rastro ex-alunos que "desancam" por caminhos que pensam ser paralelos e se "coroam", nessa onde globalizada, esfuziante e rápida chamada de internet, os líderes de comunidades cheias de adeptos mal preparados.

"Eu gostaria de ser um líder de Reiki, de ter muitos alunos, de espalhar o maravilhoso dom que nos foi concedido pelo Criador. Mas, como líder em outro segmento de nossa mal organizada sociedade, não ousei a tal ponto pois não quis, e não quero, misturar essas atividades. Tão logo o tempo se encarregue de me fazer esquecido; e de as pessoas perderem o iato entre uma coisa e outra, talvez eu ouse mais. Certamente, se o fizer, terei como espelho Shankara, Johnny de Carli e minhas Mestras Deise Ruas e Ma Jivan Prabhuta. A primeira enfrentando seu destino e a glória de estar percorrendo sua "via crucis", que só esta sendo possível pelo liame e o ínfimo fio invisível que à mantém forte: o Reiki. A segunda, em seu trânsito existencial, distanciando-se cada vez mais desse mundo que conhecemos e, talvez por ter sido coroada diretamente por Osho, desapegada das vaidades.

"Enfim, ao não compactuar com esse expansionismo mal feito, que atribui ao Reiki uma facilidade banal, também não creio que isso vá levar esses novos "reikianos" a serem Reikianos.

"Nível I, II, IIIA e, pasmem, IIIB em um mesmo ano; talvez em um mesmo mês, via internet, é de se perguntar: o que é isso?

"A prática não pode estar dissociada da teoria. Quem estuda é obrigado a ler. Quem quer ser reikiano tem que praticar e tem que estudar.

"Shankara já havia falado a respeito disso, em um argumento sobre teoria e uma charge sobre a degustação de uma refeição e a leitura do cardápio. Está no "post" de Shankara, aqui no Facebook, a quem interessar possa.

"Reiki, para quem quer seriedade, deve ser estudado e praticado num interregno de tempo que não pode ser tão ínfimo como andam apregoando. Não deve servir para mercantilismo e não pode ser vulgarizado como se fosse esses cursos das novas "faculdades" brasileiras em que o aluno agora é cliente, transformando os educadores em balconistas que vendem produtos chamados de intelectuais.

"O Reiki tem que ser mais sério do que tudo isso!"

2 comentários:

Astrid Annabelle disse...

Olá Irapuan!
Reiki é Amor. Amor Divino.

Lamentavelmente você tem toda a razão quanto aos Mestres e Iniciados em Reiki que existem por aí.

Quem é um Reikiano de verdade irradia a energia...contamina o ambiente com Alegria e Amor...apenas isto.

O Mestre é unicamente um Mestre de si mesmo e em constante evolução...
Ao Mestre Professor cabe ensinar a técnica básica e iniciar e a cada iniciação altera sua própria condição como Mestre...vai alargando o seu canal de luz...

O prórpio Reiki se encarregará de unir o Mestre com o discípulo... e saiba mais, cada discípulo tem o Mestre que merece, e vice-versa.

Está tudo muito certo o que afirma no seu post. Vamos então transmutar esta situação enviando Reiki para tudo e para todos.

Agradeço por seu carinho ao se referir à minha pessoa. Sou apenas um ser humano cuprindo sua missão.
Um beijo

Astrid Annabelle / Ma Jivan Prabhuta


Astrid Annabelle disse...

Veja Irapuan:
https://www.facebook.com/notes/usui-reiki-brasil/reiki-falsos-mestres/167938860021527