segunda-feira, 31 de julho de 2017

FILHO DE TORNA VIAGEM...

No ano de 1981, depois de alguns anos como Militar do Exército Brasileiro, montei uma Editora; tinha o pomposo nome de Editora Jornalística Laçador e, além de uma Revista de Turismo e um Jornal de Notícias, editados mensalmente, propunha-me a editar livros. Uma das primeiras edições da novel empresa foi o Livro do advogado Léo da Silva Alves, então pouco conhecido pois sua labuta tinha sido somente no interior do Rio Grande do Sul, numa pequena cidade da Fronteira Oeste gaúcha, de nome Rosário do Sul. 

A propósito, foi naquela cidade que o conheci. Léo era jovem, labutava na rádio local e tinha sido eleito vereador. Eu, numa missão que me foi confiada, assumi a direção daquela emissora de rádio por um período específico, e foi lá que nos conhecemos.

Mas por que agora venho escrever sobre um advogado do interior de Rosário do Sul? Porque a caminhada existencial tem propósitos; os encontros e desencontros não são mera obra do acaso e a sociedade necessita conhecer melhor sua história, incluindo os grandes homens que a fazem.

Costumo escrever que ao mesmo tempo que nos fazemos no mundo fazemos o próprio mundo; estamos numa permanente construção: Existencial e Social. Os homens necessitam saber sobre quem os cerca e definir, movidos pela razão, quem melhor pode representa-los nessa organização complexa que chamamos de sociedade e que é movida por outro complexo e mal organizado grupo denominado de políticos.

O livro
Quando Léo Alves escreveu o Livro Ao Redor da Casa Branca, em seu prefácio o historiador Tarcísio Taborda sentenciou: "É o filho de torna viagem!" Uma longa análise sobre o escrito e a necessidade do relato; todo o viajante que sai da sua terra, por uma razão psicológica talvez, seria induzido inconscientemente a escrever sobre suas viagens. 

Àquele historiador gaúcho me confidenciaria, à época, que sua análise sobre a obra tinha por base essa ideia: o homem tem a necessidade de "contar seus feitos", mesmo que sejam somente "recordações daquilo que vê por onde passa". Eu confidencio, e não o fiz à Taborda, que não fiquei satisfeito com àquela análise. Posso estar errado e até devo estar; Tarcísio Taborda tinha uma incrível visão para o fato histórico. Mas continuo não satisfeito e, talvez, seja por isso que agora escrevo.

Léo não foi somente um viajante e um escritor de torna viagem! Esse gaúcho rosariense, rebuscado na fala, eivada de terminologias jurídicas, me surpreendeu quando jovem e ainda hoje me surpreende.

Depois de vários encontros e reencontros, aqui e acolá, e passado vários anos, nossos passos se cruzaram novamente, agora em Brasília, onde Léo ainda se encontra e onde mantém sua base intelectual e jurídica criando teses e as defendendo. Na linguagem militar é lá que mantém sua trincheira.

Brasília, a bem organizada capital do nosso País é, na verdade, uma ilha da fantasia. Os três poderes, capitaneados por uma política sórdida, que a tudo contamina, não mais são àqueles de outrora e as quimeras se realizam apenas para alguns poucos; justamente àqueles que deveriam propiciar a realização do sonho de toda uma Nação. É lá que se criam as Leis que irão determinar a vida de todos os cidadãos; mas seus criadores estão fechados em gabinetes herméticos, longe da realidade para o qual àquelas leis são criadas. Vivem em um mundo que não é o mundo do povo que compõem a Nação pela qual legislam. Talvez por isso decidi não mais envolver-me na atividade política deixando Brasília e a ilha da fantasia; felizmente não me desliguei das boas pessoas que lá permanecem.

Léo da Silva Alves é uma dessas pessoas!

Acompanho suas atividades e vejo, além do esforço e da tenacidade naquilo a que se propõe, também uma utopia engajada; tornada realidade desfaria toda a fantasia existente nos palácios brasilienses.

Seu mais recente livro traz no título a utopia de um pensador político sem a ambição monetária e sim com a ambição de possibilitar ao povo a construção de um País realmente livre das amarras eleitoreiras.

Luzes do Planalto, da editora Rede, contém as ideias do jovem Léo, para iluminar a política brasileira.

Nenhum comentário: