quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

ANOREXIA LITERÁRIA

Continua a anorexia literária no Brasil, quiça no mundo, infelizmente. As escolas não incentivam a leitura e a internet substitui o livro.

Professores formados nessa geração pouco valor dão à leitura e são adeptos da lei do menor esforço, ou seja: tudo esta na internet, prontinho. Eles mesmos utilizam dessa ferramenta para seus discursos "miúdos" em sala de aula. 

Essa novidade, entretanto, é velha. Escrevi nos anos 70 um artigo com esse mesmo título: Anorexia Literária. De lá para cá tudo piorou.

O desenvolvimento tecnológico é de suma importância e não estou negando seu avanço, entretanto, o homem, não pode ser refém das máquinas e para que isso não aconteça é necessário exercitar o seu intelecto para aprender a pensar, e pensar por sí próprio.

Enganado pela facilidade da internet e pela venda de "verdades" pela televisão o homem de hoje facilmente será direcionado ao pensamento pronto e o aceitará sem questionar, o que já ocorre com tamanha facilidade, basta nos darmos conta do processo político e eleitoral que é desenvolvido em nosso país. Todos reclamam dos pollíticos mas, todos, sem exceção, votam nos mesmos políticos do qual reclamam.

Não existe consciência política e conseqüentemente toda a consciência possível será dissipada pela falta do exercício intelectual.

Ler é o exercício necessário e único para possibilitar uma consciência crítica; internet e televisão podem ser apenas meios auxiliares que não devem se sobrepor, e muito menos comandar, o pensamento humano.

2 comentários:

blog da Paraguassu disse...

Olá Prof. Irapuan,
Obrigada por sua visita ao blog. Já estava com saudades de nosso convívio virtual.
Sua postagem revela a real situação do
comportamento de nosso povo com relação àqueles que nos representam neste país.
Quando você menciona que as pessoas elegem seus candidatos e, depois se queixam de que os mesmos não agem conforme o que afirmaram em sua plataforma eleitoral, fico lembrando que isto já tornou-se fato corriqueiro no Brasil. E concordo com você quando afirma que precisamos ler mais. A leitura é e sempre será um meio de conhecimento e até, de educação para um povo.
Gostei muito de seu texto!
Gostaria de convidá-lo a conhecer meu novo blog, o RECANTO DA POESIA, onde publico alguns trabalhos poéticos.
Ficarei muito feliz e honrada com sua
presença por lá. Espero que gostes.
Um grande beijo, amigo.
Maria Paraguassu.

Astrid Annabelle disse...

Olá Ira! Feliz com o seu retorno.
Sem consciência, assim caminha a grande massa humana... através de "verdades prontas"!!!!
Pensar para que??? ler para que??? Afinal o São Google está aí para isso!!!
Felizes aqueles que seguram um livro nas mãos e o saboream, refletindo, conjecturando, compreendendo e até discordando...estão vivos!
O resto...sinto muito, estão mortos. Mortos/vivos!
Muito bom este seu texto.Mesmo!
Beijos.
Astrid Annabelle