terça-feira, 19 de março de 2013

UM MÍNIMO DE POSTURA:

Este post escrevi inicialmente para a página do Facebook, na comunidade Quantum Terapias Holísticas, administrada pelo Mestre de Reiki Swami Shankara:

"Shankara, e demais reikianos desta página; por favor puxem minhas orelhas, reclamem, digam que estou errado, que não devo me meter em assuntos alheios e até deletem meu texto, se for o caso, mas não posso me conter ao observar comportamentos, frases escritas e demais atitudes que, no meu singelo entendimento, chocam-se com a escolha que fazemos.

"Quando nos expomos publicamente, divulgando nossas atividades, profissões ou seja lá o que for, estamos comprometidos com o outro; comprometidos com todos àqueles que receberam nossa informação. Se resolvo expor ao mundo pela internet que sou um padre, como tal devo me comportar. Se resolvo estar no Facebook alardeando que sou professor, pelo menos escrever corretamente é minha obrigação. Caso contrário, havendo contradição no que eu divulgo e minha atitude, serei apenas um mentiroso.

"Assim sendo, nada mais errado do que intitular-se imaculada e fazer strip-tease na esquina. Seria o mesmo que dizer-se virgem, leiloar a virgindade, posar nua na Play-boy e depois não cumprir o acôrdo do leilão por temer, quem sabe, a descoberta do engodo.

"Pois, na era da informática, tudo são mudanças, e assim é hoje o nosso mundo. Takata teria grande dificuldade em continuar escondendo seus manuais e persuadindo os alunos a transmitirem boca-a-boca seus ensinamentos. Os desenhos que fazemos dos símbolos de Reiki nem mais podem ser queimados pois já estão definitivamente impressos em milhões de páginas online que não se apagam, ao contrário, proliferam-se incontrolavelmente.

"O Reiki é mundial e não mais guardado pelas fronteiras molhadas do Japão e do Hawai; ou, mais tarde, pelas fronteiras secas de Canada e Estados Unidos. Impossível conter sua expansão, feita através de um boca-a-boca online.

"Assim, pois, também nós, que espalhamos aos quatro ventos que somos reikianos, deveremos ter um mínimo de coerência, atitude, postura, ética, comportamento.

"Shankara fez um depoimento de amor lindíssimo à sua mulher, aqui no Facebook; eu o conheci aqui, no Facebook. Eu o leio aqui, no Facebook. Eu o imagino de acôrdo com as idéias que publica; com sua atitude, que demonstra. E, assim o admiro! Imaginemos minha decepção caso encontrasse Shankara em contradição com tudo que escreve?

"Assim, é minha lógica, creio que todo Reikiano (com R maiúsculo) deve ter um comportamento adequado com tudo que prega. Não adiantaria muito, e não me seria crível, escutar um belo discurso convivendo com uma péssima atitude.

"Por que escrevo este texto? Para lamentar atitudes, e a falta de um mínimo de postura, de reikianos recém formados ou, se quiserem, recém sintonizados.

"Essas atitudes além de não acreditar o novo reikiano, macula seu mestre!

"Perdõe-me o exemplo final, uma vez que é o mais recente que a internet me possibilitou ver; somente ver pois não li nada a respeito do pensamento desse novo reikiano. Para ser exato, reikiana.

"Uma bela moça, esteticamente beneficiada pela natureza, falando somente no aspecto estético e de acôrdo com a estética que a sociedade nos impõe, se apresenta como reikiana, sintonizada por um mestre famoso.

"Até aqui nada demais, não fosse tão logo tornar-se reikiana colocar várias fotos da sua "formação" juntamente com as fotos que seu ego estético estava a lhe ordenar.

"Como homem, animal racional, ser social, previsivelmente falível, não pude deixar de olhar as fotos na sua totalidade.

"Haaaaaaaa por que não olhei somente as da sua "formação"! Não estaria agora escrevendo e pensando em como vou fazê-lo sem que me confundam com um moralista, um velho rabugento metido a dar sermões e a postular formas de comportamento numa sociedade em evolução, moderna, democrática e que superou todas as formas discriminatórias.

"Haaaaaa como vou lhes dizer, através deste escrito, Shankara e leitores da página, que uma reikiana, por mais bela que seja, na visão estética, na concepção do seu ego, não deveria publicar fotos em que seus seios ultrapassem a medida do sutiã; que as calças legg não moldem inadequadamente o perfil do seu "bum-bum"; que as poses sensuais devem ser deixadas para o admirador que lhe seja pertinente e que os demais olhares serão certamente lascívios e com salivas de lobo escorrendo pelos dentes? Como vou lhes dizer, meus preclaros, que não somos santos, ao contrário, como homens do mundo material o que mais não somos é santo? Mas como lhes dizer que um reikiano deve ter um mínimo de postura e coerência se a cada instante vejo mais e mais reikianos sendo sintonizados e essa coerência não lhes foi passada?

"Esta a me parecer que o reiki é um negócio lucrativo; que basta um níquel e o certificado será assinado; que num final de semana é possível despertar todo céu que esta em nosso interior e amordaçar o inferno que sempre se alastra com mais facilidade justamente por não ter coerência".

supra omnium moralium!

3 comentários:

Astrid Annabelle disse...

Meu querido Irapuan!
Li seu texto aqui e no grupo de Reiki.
Quero contar para você o que sinto a respeito.

Não podemos ser responsáveis pelo comportamento e escolhas dos outros, mesmo que estes outros tenham sido iniciados por nós. {apesar de que, como já afirmei antes, aqui mesmo neste seu blog, cada Mestre de Reiki tem o discípulo que merece e vice-versa... quem decide isto é o Reiki, e não nós, canais de Reiki}.
Não podemos carregar as mazelas do mundo nas costas e Não devemos fazer isto.

Qual a postura de um Mestre de Reiki perante uma situação dessas?
Energizar, harmonizar com Reiki a situação...irradiar Luz. E, não prestar atenção ao fato. Onde você coloca sua atenção existe algo a ser aprendido por você!

Ando lendo muitas coisas sobre o Reiki através da net... e da mesma forma como se indignou com o caso que nos relatou, eu me incomodo com o que leio.
Por isso trabalhei em mim este assunto: e a resposta que obtive foi essa: a sua função como Mestre de Reiki é unicamente se tornar um Mestre de si mesmo... {claro que fará iniciações, etc.} mas, faça o seu melhor em si, não olhe para fora, e, se olhar, aprenda com o que viu, tanto faz, se for um assunto bom ou um assunto ruim.
Assim é que eu vejo esta situação.
{Isso para mim se tornou um lição de vida, pois fatalmente vejo, ouço, leio, sobre temas que me deixam de cabelo em pé...kkkk }

A nossa opção é SER O REIKI, IRRADAR O REIKI, e o Reiki não julga nada e nem ninguém, apenas AMA e com seu AMOR, CURA.

Me perdoe o comentário longo. Fiquei com vontade de "falar" esse tanto.
Beijo grande.
Astrid Annabelle

Prof. Irapuan Teixeira disse...

Ma, Ma, Ma... sempre sábia! Você já superou em muito coisas que ainda me incomodam. Mas me incomodam não enquanto reikiano. Ainda não deixei de ser um crítico, pesquisador, professor, escritor... não consegui me aposentar por completo dessas atividades. Isso, entretanto, não corrói minhas vísceras como antigamente, época em que amordacei o reiki dentro de mim. Tens minha promessa que sempre faço o melhor de mim, por mim e pelo outro. Está chegando o dia em que vou calar para esses assuntos, quem sabe escrever outros, talvez ignorar as mazelas ou ainda, apenas ficar "de cabelo em pé"... kkkk (acompanhado sua risada). Bjo em seu coração Mestra.

Astrid Annabelle disse...

Bom dia Irapuan!
Sei muito bem como é... já fui igualzinha a você...kkk

AH! e não repare nos erros de digitação ou de concordância...meus dedos definitivamente estão em estado de rebeldia profunda!!!
Beijo grande.
Astrid Annabelle