segunda-feira, 3 de junho de 2013

O QUE SOBROU DA MINHA HISTÓRIA?

Faça-se essa pergunta: o que sobrou da minha história? Revise sua memória e alcance os fatos significativos da sua vida.
Lembro com saudades do carnaval; do carnaval do passado não àquele de ontem ou de anteontem.  

Meu pai, músico profissional, que sustentou meus brinquedos com seu trabalho noturno, atuava com um conjunto musical, ou orquestra, nos antigos bailes de salão, onde mulheres ornamentadas com seus vestidos longos e os homens engravatados desfilavam em rodopios como se levitassem aos acordes inclusive de bandeneóns, pois àquele tempo era o tempo de tangos e boleros, e os carnavais, bem mais comportados do que os atuais.

Os carnavais eram primeiramente os de salões que, lá pelas madrugadas, somavam-se àqueles que percorriam as ruas ou animavam plateias em antigos sambódromos, que dariam inveja aos de hoje erigidos.

Pois é desses carnavais que rememoro saudosamente tempo a tempo e a cada dia mais.

São passagens da vida gravadas na infância e que reverberam como sons de clarinete sem surdina. A grande magia de uma era, fantasiada de bom gosto e ingenuidade; um aglomerado de boas coisas com a suavidade dos gestos e dos colóquios pautados pela “finesse” e educação “à lá française”.

Minha saudade tem um sentido, mesmo que modernamente àquilo tenha sido um tempo que não volta jamais, pois recordar o que de bom foi feito é ajeitar a vida para o bom se fazer. C'est la vie dans son éternel retour.

Quando sobrar um tempo no seu tempo deixe sobrar-lhe pensamentos de outrora e traze-los à vida, pois são eles que não morrem enquanto vivemos; e nós que vivemos enquanto não os deixarmos morrer.

Quando sobrar-lhe um tempo, pergunte-se: o que sobrou da minha história?


Eu relembro carnavais...

Um comentário:

Astrid Annabelle disse...

Olá Irapuan!
Sobrou muita coisa para contar....
Construí uma lenda com páginas dos melhores momentos...vez por outra acrescento alguma página...vez por outra elimino uma saudade.
Lembrar dos melhores momentos da nossa vida sem dúvida é um dos bons passatempos que temos. Mas é um sinal dos tempos....
Vivi muito bem...as boas e as más coisas...
Beijos...irradiando Reiki para você e sua família...
Astrid Annabelle