terça-feira, 9 de janeiro de 2018

VAMOS ACORDAR?

Acordo pela manhã, bem cedo, talvez inconscientemente lembrando o Clarim tocar Alvorada e penso que poderíamos ter mais um chance; só mais uma. Começar de novo!
Certamente que eu iria repensar algumas coisas; todos nós repensaríamos.
É, ... todos nós!
Não sou tão egoísta assim, eu gostaria de uma nova chance com todos nós juntos, afinal eu nada seria se não fosse com vocês.
Sim, .. vocês que fazem parte deste mundo que nós ao mesmo tempo que nos fazemos, fazemos o mundo. Este mundo!
Mas o que eu repensaria? O que nós repensaríamos?
Toque da Alvorada
Eu gostaria de ouvir tocar novamente o Clarim da Alvorada; ter o viço daquela juventude para fazer o que não foi feito; a tranqüilidade e a boa ingenuidade da pós adolescência; o fogo, a garra, a energia, a paixão e talvez até a inconsequência que nos fazia homens sem medo.
Quando lembro, e eu ainda lembro, do trânsito, passo a passo, dos percalços, dificuldades, barreiras; de portas fechadas e de caminhos que pareciam infindáveis, lembro também do que disse Heráclito: "Tudo flui e nada permanece; tudo se afasta e nada fica parado.... Você não consegue se banhar duas vezes no mesmo rio, pois outras águas e ainda outras sempre vão fluindo.... É na mudança que as coisas acham repouso...."
Pois, então, neste repouso de hoje, onde as mudanças acontecem e o que dói vai sarar e o que é bom pode piorar é necessário olhar para a frente pois o Clarim não vai tocar; a Alvorada já se foi e o que resta é andar em frente. É nesse trânsito existencial que caminhamos todos juntos; uns mais para trás outros mais à frente mas ninguém, ninguém mesmo, deixa de seguir o seu percurso. É por isso também que não posso esquecer do provérbio latino: "Praeteritum tempus umquam revertitur" ou Tempo perdido não se recupera!
Não podemos perder tempo! Mas podemos relembrar; e na lembrança o Clarim toca e aprimora o pensamento: "O difícil se faz agora, o impossível logo a seguir".
É isso mesmo! Lamentações não devem ser nossa máxima e o que passou foi a melhor coisa de nossas vidas mas, nossas vidas, ainda não estão completas, é preciso mais.
A cada passo dado uma pedra do quebra cabeças se assenta em seu lugar; o lugar certo, e único.
Quando o Clarim tocar, não será mais o Clarim da Alvorada de ontem, pois sempre existirá uma nova Alvorada!

Nenhum comentário: