sábado, 15 de outubro de 2011

MIKAO USUI - Um pouco de história

Recentemente foram publicadas quantidades razoáveis de livros sobre o Reiki, e conseqüentemente a respeito de Usui, apresentando-o como Monge, Sacerdote, Reitor de Universidade, Jornalista, Comerciante e uma infinidade de informações desencontradas.

Embora a profissão exercida por Mikao não tenha qualquer importância para o Reiki, é bom não se mitificar uma pessoa com títulos e cargos como se isso fosse o mais importante, ainda mais em se tratando de alguém que teve sensibilidade e intenção pura de curar, divulgou como se pode curar e desenvolveu um método sem o interesse materialista.

Certamente que Mikao Usui não foi “sacerdote cristão”, como consta em alguns livros; e, tampouco, reitor de uma “pequena universidade” como consta em outros. Talvez alguns de seus sucessores, principalmente ocidentais, acreditassem que em sendo um sacerdote cristão o Reiki seria aceito de uma maneira menos cética no Ocidente. Outros, quem sabe, acreditaram que um reitor de universidade teria mais credibilidade na descoberta de uma teoria como o Reiki.

Entretanto, se a verdade é o que mais procuramos encetar em nossas vidas, para que criar-se mitos? A começar pelas palavras, que têm uma força ainda desconhecida pela maioria das pessoas.

De todas as informações já publicadas e de outras divulgadas de boca em boca sabe-se, com melhores fontes, que o “redescobridor” do Reiki foi Monge Budista e um aluno aplicado e inteligente; trabalhou como funcionário público municipal e exerceu o cargo de Secretário do Prefeito de Tóquio em torno do ano de 1922; época aproximada em que teria se isolado no Monte Kurama e tido a iluminação que o levaria a redescobrir o Reiki. Depois disso, dedicou-se integralmente a praticar e ensinar esse Método de Cura.

Usui nasceu no dia 15 de Agosto do ano de 1865 e faleceu no ano de 1926. Foi casado e teve dois filhos. Em sua lápide está escrito: “Se o Reiki se espalhar pelo mundo, ele tocará o coração do homem e a moral da sociedade. Ele será útil para muitas pessoas, curando não apenas a doença, mas a Terra como um todo.”

Um comentário:

Astrid Annabelle disse...

Pois é meu querido Mestre e Professor Irapuan!
Realmente não faz diferença nenhuma saber quem foi Mikao Usui.
Devemos enviar Reiki para ele com gratidão, já que consta que foi através dele que recebemos os ensinamentos dessa técnica de cura.
Bom , você sabe o que penso...
Feliz de poder trocar um pouco com você.
Beijos
Astrid Annabelle