terça-feira, 18 de setembro de 2012

JUAN DARCY

Com música, e com Nelson Gonçalves, presto uma homenagem à meu pai, que estaria de aniversário nesta semana Farroupilha. Boêmio, de tempos idos, ele foi também um norte em minha vida. Jornalista, Radialista, Gaudério dos Pampas, daqueles que ostentavam no peito, manuscrito em camisetas, "o Rio Grande é meu País", talvez tenha nascido em 18 de setembro para não ficar longe das comemorações da semana de sua "pátria".

Juan Darcy, nome artístico com que ficou conhecido quando músico e, também, nos tempos do rádio, com seus programas gauchescos e outros mais, destacando-se "Luta Humana"; cinco minutos de conversa com os ouvintes ao meio dia em que ele convocava a população da cidade de Canoas à prestar, em forma de doação de mantimentos, auxílio às crianças necessitadas. Era esse programa que mantinha na Vila Mathias Velho uma casa para refeição de crianças carentes; e Juan Darcy, de bicicleta, levava todos os dias os mantimentos para que fosse preparada àquela que talvez fosse a única refeição para as crianças abandonadas e/ou desabonadas.

Uma longa história de vida, na verdade 82 anos de existência, que certamente deixaram marcas, de uma forma ou de outra, na vida de muitas pessoas.

Feliz aniversário gaúcho desse Rio Grande amado e que o Patrão Velho lá de Riba o tenha acolhido conforme tu mesmo preconizastes.

Eis minha homenagem:

Um comentário:

BIA disse...

Oi Professor!!!

Parabéns para seu pai. Os gaúchos são mesmo muito orgulhosos de suas tradições. Obrigada por sua visita, saudades também!!!
Boa semana!!!
Bjs :)