segunda-feira, 22 de abril de 2013

O SER HUMANO PERDEU SUA ALMA!

Quando acordarmos, pela manhã, não nos esqueçamos de verificar se ainda continuamos dual; a dualidade é que nos faz humanos. 

O ser humano é inegavelmente dual; a corporeidade nada seria não fosse sua alma, que alimenta a vida.

A sociedade contemporânea não tem permitido ao homem moderno desfrutar conscientemente essa dualidade. O que expressamos no dia-a-dia é de um materialismo aterrador e funesto. Seres sem alma em disputa pelo ter, perdidos em meio a multidão que caminha sem norte em busca do nada.

O homem é um envólucro agregado pela estética e o conteúdo biológico; mas sua alma é que o torna humano e completo, pronto para o trânsito no mundo e com o mundo, se fazendo e fazendo o mundo.

Àqueles que se deixam conduzir pelo lustro da matéria; pelo engodo do ter; pelo aformoseamento da estética, que lhe induz a crer numa silhueta objetiva e a esquecer-se da própria e inerente subjetividade, que no mais profundo do ser aponta-lhe o caminho da verdade, esses, rompem o liame único que mantém viva a existência material com o Ser.

Muitos caem perante a vida; desvanecem-se como fragmentos de ínfimas gotas de uma possibilidade não consubstanciada. Inertes ante ao ter e sem forças para suplantá-lo, anulam-se como humanos, percorrendo uma estrada tortuosa como se fossem zumbis às escuras, atormentados pelo medo e pelas trevas da angústia.

É pois necessário que não esqueçamos nossa alma; não a deixe em casa como se fosse uma roupa de domingo. O mundo que estamos fazendo é o mesmo mundo em que nos fazemos no dia-a-dia de nosso trânsito existencial. O outro, que pode a qualquer momento atravessar nosso caminho é o mesmo Ser que está tendo seu caminho sendo atravessado por nós. Não podemos impedi-lo de passar para que ele não nos impeça de continuar nosso trajeto. 

Ao movermos uma peça do xadrez movemos toda a existência, e a transformamos. Nossa ação no mundo, move o mundo, e o encaminha para o bem ou para o mal.

2 comentários:

Astrid Annabelle disse...

Olá Ira!
Hoje tirei este final de dia para ler todos os seus posts não vistos ainda...
Existem iluminados-espiritualizados-universalistas demais, aos quilos e às dúzias e sombras igualmente demais, zumbis como diz.
Interessante que fiz ontem um post que mais ou menos trata do mesmo tema...
Gostei muito da sua colocação neste texto.
Beijos
Astrid Annabelle

BIA disse...

Que bonito e seu texto professor!!!
E como dizia Aristóteles:"A alma é a causa eficiente e o princípio organizador do corpo vivente." Alguns seres humanos são iluminados e por onde passam refletem sua luz e deixam grandes feitos para a humanidade e outros provocam a discórdia, as guerras e a desarmonia, marcas que ficam para sempre nos livros e na história. Mais uma bela reflexão!!!
Bjs :)