quarta-feira, 10 de abril de 2013

OS SEMINÁRIOS DE REIKI


Seminário, do latim Seminarium, significa exposição seguida de debates por um grupo de estudo sobre temas específicos científicos ou culturais. No caso do Reiki esses debates não são da forma como o são os debates acadêmicos ou mesmo os religiosos, uma vez que o termo Seminários foi usado de início pela Igreja Católica e consistia em um local físico onde fosse possível a formação de padres, ministros e demais membros da Igreja. Mais tarde foi ampliado para o meio acadêmico, assim como o é ainda hoje.

Os cursos de Reiki têm uma característica bastante diversa daquela que objetivava a formação de padres e, hoje, dos debates acadêmicos; entretanto a forma utilizada para denomina-los é Seminários, pois incluem o ensino e a prática intelectual, além de uma reestruturação espiritual.

É em um desses Seminários que o futuro reikiano aprenderá a técnica de cura pela imposição das mãos, uma terapia complementar que vem sendo largamente utilizada no mundo moderno, depois da quebra de tabus que perdurou por muito tempo.
A imposição de mãos é um gesto sacramental muito antigo, mas comum hoje em dia, referido no Novo Testamento da Bíblia pela qual os apóstolos de Jesus Cristo e São Paulo ministravam curas e ordenavam os fieis como novos missionários, diáconos, presbíteros e bispos.

A terapia Reiki foi redescoberta no Japão por Mikao Usui, no início do Século XX, e introduzida nos Estados Unidos da América por volta de 1940, através da Sra. Howayo Takata, uma norte-americana de origem japonesa.

O Reiki pode ser utilizado também em animais, e nas plantas; assim como para energizar a Terra. Todo ser vivo pode receber a energia Prana, Cósmica, Divina.

Atua em animais pelos mesmos princípios que em seres humanos. A terapia deixa o animal relaxado e dócil. 

O Reiki atua em 4 aspectos de qualquer ser: o físico, o emocional, o mental e o espiritual.

A Escola Tradicional de Reiki Mikao Usui, realiza, sempre que há interessados, os Seminários, dirigido à todas as pessoas que desejarem ser um curador, um agente de cura. 

Esses Seminários têm sido presenciais e a ideia de os fazer online, através do curso de nível 1, dependerá de interessados e da possibilidade de se fazer presencial uma revisão da prática juntamente com as iniciações.

Opiniões podem ser postadas nos comentários deste Blog.
 
Usui e seus alunos.

2 comentários:

BIA disse...

Oi Prof. Irapuan!!!

Não tive o prazer de ser sua aluna e assistir suas aulas mas aprendo muito aqui no seu blog e com seus livros. A sabedoria deve ser sempre expandida, só assim viveremos em um país verdadeiramente democrático.
Bjs :)

Astrid Annabelle disse...

Desejo que tenha sucesso Ira! de coração.
Quero aproveitar o tema Reiki e sugerir que veja um vídeo postado no meu último post,no Navegante do Infinito.
Sobre os chacras.... uma visão iluminada, na minha opinião. Ontem quando estive preparando o post lembrei dos meus Mestres de Reiki {reparou no termo meus???...!!! Puro Ego.}
Irei ver os vídeos publicados nos seus posts anteriores.
Beijos
Astrid Ananbelle