domingo, 2 de junho de 2013

SOBRE MIKAO USUI E O REIKI


Mitos perpetuados erroneamente sobre o Reiki: O Mestre Mikao Usui nunca foi Padre, nunca foi Católico, nunca foi Doutor, nunca se baseou em cura promovida por Jesus Cristo. Tais informações são uma "má" adequação feita por Ms. Takata para ter penetração na sociedade católica, conservadora, norte americana. Usui era um monge budista, com influências do Taoísmo Iniciático, Budismo Tibetano, Magia Japonesa. Ele não é o inventor do Reiki, é apenas o decodificador. Está para o Reiki como Kardec está para o espiritismo, nenhum dos dois inventou seus sistemas, apenas decodificaram informações sobre eles compilando numa obra ou estudo. Decodificar, nesse caso, foi interpretar toda a bagagem de manuscritos, simbolos, sutras e arquivos das tradições ocultistas orientais. A palavra Reiki existe no dicionário japonês muito antes de Mikao Usui nascer. A técnica de cura por imposição de mãos remonta os egípcios (conhecido também por Seichim Sekhem), polinésios (conhecido por Karuna), quiçá até os Atlantes.


Mikao Usui não teve nenhum momento de revelação mística em que símbolos flutuaram a sua frente durante a meditação dos 21 dias no Monte Kurama. Alguns dos símbolos utilizados no Reiki já constavam nos manuscritos citados acima e os outros dois são ideogramas do próprio idioma nativo de Usui. Como bom budista que era, praticava jejum e meditação constantemente e apenas teve uma percepção muito clara de sua energia de cura que já vinha trabalhando e estudando durante uma dessas meditações. Portanto é "esquizoterismo" crônico crer que símbolos e bolas douradas flutuaram sobre sua cabeça lhe revelando o inrevelável. Os símbolos também não são secretos, eles são sagrados, há uma diferença importante nisso.

Tais informações são proferidas por pessoas despreparadas que carregam a bagagem de mestres que aprenderam o Reiki ocidentalizado por Ms Takata. E também proferidas por pessoas que querem, através do engano, ter uma maior aceitação de pessoas mais religiosas. Muitos Mestres conhecem tais verdades, mas assumi-las seria negar obras publicadas ou cursos já ministrados com tais mentiras.

Assim como também se usa tocar as pessoas, e não há problema algum nisso. Portanto não é anti ético, nem errado. No Reiki não há posições de toques íntimos uma vez que a rede de canais meridianos circula por várias partes podendo atender uma parte íntima tocando numa outra mais próxima que não seja íntima. Seja tocando ou colocando as mãos a certa distância, o Reiki é eficaz. A mente pervertida é de quem vê a maldade no toque.

Para envio de Reiki a distância não é necessário foto, nome completo, endereço completo ... a energia reiki não sai percorrendo ruas e virando esquinas atrás de pessoas como um carteiro dos correios. A partir do momento em que uma pessoa pede em benefício de outra, a mentalização desta pessoa necessitada já cria uma "assinatura energética" entre o atendido, quem pediu e quem fará o reiki. Desmaterializem-se se quiserem compreender uma energia não material no sentido clássico da física arcaica. Entenda que a realidade é apenas uma percepção dos 5 sentidos e que "fora da caixa" tudo é uno energeticamente falando. Não há tempo, não há distância. "No princípio era o verbo" = o universo é linguístico. Esqueçam a materialidade nesse sentido.

Existem mais de 300 tipos de Reiki ... uma salada de mistificações e absurdos que pervertem suas reais origens. Recomendo apenas que se dê crédito a métodos históricos de egrégoras fortes (Usui Reiki Ryoho, Usui Shiki Ryoho, Tibetano, Gendai, Karuna, Seichim Sekhem) ... Já Orixá Reiki, Reiki Shamânico, Teramai Reiki, Reiki Unificado, Reiki isso, Reiki aquilo, são canalizações esquisotéricas, animismo do médium tecnicamente falando.

Marcio Gandra
Terapeuta e Mestre Reiki 

Um comentário:

Astrid Annabelle disse...

Olá Irapuan!
Como eu gostei de ver isto postado aqui!!!
Creio e sinto ser esta versão a mais correta.
E para enviar Reiki para alguém basta pensar na pessoa...pronto.
Excelente.
Reiki é muito mais coração e doação do que uma técnica que deve ser compreendida pela mente.
Beijos... aplaudi em pé.
Astrid Annabelle