sexta-feira, 25 de novembro de 2011

MUNDO ABJETO

São tantos os absurdos cometidos pelo homem que o asco toma conta das pessoas que desejam refazer sua vida, melhorando a postura de seus sentimentos; alterando o perfil das suas atitudes; mudando a forma de agir; procurando ser mais bondoso, compreensivo, atencioso, benemerente.

O mundo perdeu o foco existencial e transforma-se, céleremente, em uma civilização robotizada, materialista, desumana. Perdidos na vasta extensão da libertinagem os homens que se dizem civilizados cometem as mais hediondas atrocidades, transitando dos crimes bárbaros aos vândalismos. Esquecidos de colocar um freio nas sandices apelam para o uso um do outro, como lobos de si mesmos, transformando-se em objetos; usando e sendo usados, indiscriminadamente, sem mais a capacidade racional de reconhecer essa sandice.

As pessoas não estão se dando conta do que acontece em sua volta; não mais enxergam, estão automatizadas, caminham pelo mundo como se não soubessem do que fazem. Os homens estão cegos para a vida, para a humanidade, para o legado existencial. Cometem as mais absurdas atrocidades com um viés de normalidade que assusta, horroriza, estarrece àquele que consegue, ainda, vislumbrar um ínfimo fio de ligação entre essa bandalheira horripilante que acontece à nossa volta e a divindade existencial que é o legado humano.

Quem deseja seguir o apelo e o conselho do seu "daymon" interior tem que, necessariamente, exilar-se desse mundo abjeto, transformar-se em um eremita, fugindo ao convívio chamado de "social". 

Que esforço meu Deus (!) para superar esses obstáculos quase intransponíveis advindos do mundo dos homens!

6 comentários:

BIA disse...

Oi Professor!!!

Infelizmente a realidade do mundo é assim. Mas eu vou sempre acreditar nas pessoas de bem e humanas por mais que sejam raras e difíceis de encontrar.
Tenha um bom fim de semana!!!
Bjs
Bia :)

Astrid Annabelle disse...

Olá Ira!
Você escreve bem e eu fico com vontade de conversar a respeito.rss
Existe sim este mundo triste para podermos definir um mundo novo...o feio define o belo...a sombra define a luz.
Como Mestres em Reiki devemos transmutar toda essa percepção.
Devemos ser no mundo sem estar no mundo....nossa energia fica mais sutil e não conseguimos conviver mais com as energias mais densas...realmente, absolutamente tudo incomoda!
Vamos emanar luz para este lado da vida...reflexo das nossas sombras.
Beijos
Astrid Annabelle

Prof. Irapuan Teixeira disse...

Bela análise minha mestra, bela análise! Realmente Ser-no-mundo pois assim como o fazemos, estamos nos fazendo neste mundo; e é o único que temos, rsrsrsrs; por enquanto... Obrigado pelo ânimo. Bjs.

MA FERREIRA disse...

O mundo esta assim mesmo, Enfraquecido.
Mas não vamos desanimar.
Ao inves de usar palavras, vamos
agir.
Vamos fazer o nosso melhor. Não vamos perder o nosso foco.
Não vamos nos contaminar.
Vamos nos energizar coma energia do Supremo e emanar através de nossos pensamentos para todos os lugares, todas a pessoas.
O Brahma Kumaris me ensina isso.

Um forte abraço Prof.
É sempre um aprendizado visita-lo. Leva-me sempre a uma reflexão.

Forte abraço,

blog da Paraguassu disse...

Olá professor Irapuan,
Muitas vezes me vejo reagindo assim com o mundo à minha volta. Se dependermos dos meios de comunicação de que dispomos, estamos sem alternativa de coisas melhores. Na TV, em horário em que as crianças ainda estão acordadas, transmitem novelas, cujas cenas são dignas de filmes pornôs, apenas para dar um exemplo.
Intranquiliza-me muito a violência que impera em todo lugar onde estejamos. É a violência física e a violência falada. As pessoas não se respeitam mais e, a qualquer contratempo, reagem como se fossem feras enjauladas, prontas para o ataque.
E fico pensando: o que será deste mundo, onde não se têm mais, com raras exceções, amor e carinho uns para com os outros, não há mais paciência, benevolência e caridade.
Por tudo isso, em minhas preces, peço a Deus que ilumine o coração dos homens, a fim de que entendam a palavra que Jesus nos deixou: amar ao próximo como a si mesmo.
Gostei muito de seu texto.
Uma ótima semana e um grande abraço.
Maria Paraguassu.

PRECIOSA disse...

Passando para te desejar uma semana de muita felicidade, regada de muito amor e paz...
Abraços carinhoso
Preciosa Maria