sábado, 5 de novembro de 2011

SEMINÁRIOS E SÍMBOLOS DO REIKI

                 Os Símbolos do Reiki são Sagrados, somente divulgados àqueles que forem iniciados nos devidos níveis; deveriam ser secretos, mas hoje estão espalhados em edições de livros e na internet. Não que o “secreto” queira dizer misterioso, escondido a sete chaves, inacessível, hermético, mas, sim, “secreto” no sentido de respeito; disponível a quem interessar possa desde que haja aceitação humilde e respeitosa das suas finalidades, para que não caia na vala comum e não seja usado simplesmente como decoração ou tratado como figuras de magia.

                É por isso que os símbolos são passados a cada Reikiano quando das suas iniciações nos níveis devidos.

                Àquele que se dispuser a fazer o curso de nível 1, também chamado de seminário, será declarado já como sendo um Reikiano e estará apto a trabalhar com a imposição das mãos para o auto-tratamento com o Reiki. 

                Passado o interstício devido, poderá se habilitar a fazer o seminário de nível 2, e então receberá os três primeiros símbolos do Reiki.

                Para o seminário de nível 3 também será necessário um interstício. Esse nível é subdividido em 3-A e 3-B.

                O nível 3-A é o de Mestre interior; Mestre curador ou também chamado Mestre de si mesmo; o nível 3-B é o de Mestre-professor, denominado por alguns de Reikimaster, Mestre em Reiki ou simplesmente Mestre.

                É no nível 3 que o reikiano será sintonizado com o quarto símbolo.

                Esses quatro Símbolos do Reiki são, nessa ordem, o do Poder; da Harmonia; da Distância e o do Mestre. Só terão significado se forem passados através de cerimônia de iniciação, por um Mestre de Reiki, nível 3-B, devidamente habilitado.

                Não basta apenas conhecer os símbolos através de livros ou de internet, isso não trará nenhum significado maior e tampouco será útil no desenvolvimento do Método de Cura.

                Cada um desses seminários necessitará de um interstício entre si para ser desenvolvido, pois o Reikiano deverá estudar e praticar cada um desses níveis em que foi sintonizado.

                Existem cursos que não primam pelo conhecimento teórico e até não dão muita atenção a prática, deixando de incentivar o desenvolvimento de cada um dos níveis. Talvez pelo interesse exclusivo na parte material, a pecuniária; talvez por não primarem por um rigor mínimo, exigido em qualquer estudo ou atividade; talvez ainda pelo excesso de ego querendo se destacar como um curso que forma grandes quantidades de reikianos ou ainda, pela ingenuidade, acreditando que essas questões omitidas serão resolvidas com o passar do tempo.

                Entretanto, cada pessoa é responsável pelos seus atos e, sabemos, o Reiki verdadeiro nos chamará no devido tempo e nos mostrará o caminho adequado; assim como o Mestre mais indicado para nos sintonizar.

3 comentários:

BIA disse...

Oi Prof. Irapuan!!!

Eu não conhecia nada sobre o Reiki, estou aprendendo aqui, obrigada por compartilhar.
Tenha um bom fim de semana!!!
Bjs
Bia :)

Prof. Irapuan Teixeira disse...

Olá Bia, bom vê-la por aqui. Reiki é para ser compartilhado, passado às pessoas que tenham interesse. Os Seminários poderão até ser feitos via EAD, mas as sintonizações eu prefiro sejam presenciais; obrigatoriamente por um Mestre habilitado em nível 3-B. Talvez eu organize alguns seminários havendo interessados. Sou reikiano desde o ano de 2002, mas somente em 2010 é que me tornei Mestre 3-B, o nível de professor. Bjs Bia.

Astrid Annabelle disse...

Fiquei feliz ao ler este post.
Mesmo.
Beijos
Astrid Annabelle