quarta-feira, 31 de outubro de 2012

ETERNO RETORNO



A vida é esse trânsito eterno do Ser que ao mesmo tempo em que faz o mundo nele se faz. A responsabilidade de eternizar o Ser no mundo coloca-nos uma dimensão ética em cada fazer; quanto mais éticas forem às ações do ser humano, mais larga será a linha senoidal que separa as eras do ápice e do caos. Assim foi na era de Sodoma e Gomorra; de Atenas; de Roma até aos dias de hoje.

Dizer que estamos atingindo o caos seria imprudente, mas que nos aproximamos em passos largos da linha que demarcará uma nova era é adequado antever.

Aviões ultrapassando a barreira do som
Quando um avião supersônico ultrapassa a barreira do som ouve-se uma explosão, um estrondo, mas o voo não sofre alterações a não ser quanto à rapidez que desenvolve em sua trajetória. O estrondo marcou o antes e o depois e possibilitou-nos visualizar a existência de dois lados; de um anterior e um posterior; de um ontem e de um hoje; do anterior e do atual. O voo prossegue, mas não é mais o mesmo; a trajetória que percorrerá nunca poderá se igualar aquela que percorreria se não ultrapassasse a barreira do som.

Se a vida for um eterno retorno, um vai e vem como a uma roda gigante que gira levando algumas cadeiras para cima e outras para baixo, creio que a caminhada humana apressa-se tal qual um voo supersônico. Alguns para cima, outros para baixo. O todo, porém, dependerá da dimensão ética. Podemos despencar todos, juntamente com a roda gigante ou seguirmos adiante como em um voo supersônico.

Um comentário:

Astrid Annabelle disse...

Adorei Ira!
"A vida é esse trânsito eterno do Ser que ao mesmo tempo em que faz o mundo nele se faz."
Essa vou levar comigo...
Parabéns...e, gratidão.
Beijos.
Astrid Annabelle